EUA processarão bancos por enganar clientes de hipotecas

EUA processarão bancos por enganar clientes de hipotecas

O governo dos Estados Unidos entrará com uma ação de avaliada em bilhões de dólares contra vários dos bancos mais importantes do país por enganar os investidores sobre a qualidade dos valores baseados em hipotecas vendidas durante a bolha imobiliária, segundo o jornal The New York Times.
A Agência Federal de Financiamento de Casas (FHA, na sigla em inglês), encarregada de fiscalizar as enormes instituições hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac, apresentará o processo contra uma lista de mais de uma dúzia de bancos, entre os quais Bank of America, JPMorgan Chase, Goldman Sachs e Deutsche Bank.

Segundo o jornal americana, a ação será interposta nesta sexta-feira ou na próxima terça, pouco antes do fim do prazo-limite para a apresentação de processos por parte da FHA. No processo, a FHA argumentará que os bancos, ao agrupar hipotecas para poder emitir valores baseados nesses ativos, não averiguaram devidamente a confiabilidade dos contratos hipotecários, como exigem as leis das bolsas de valores.

Quando a bolha imobiliária estourou, no final de 2008, diante da falta de pagamento das hipotecas por parte de muitos prestatários, a cotação destes títulos hipotecários caiu muito. Como consequência, Fannie Mae e Freddie Mac perderam mais de US$ 30 bilhões, perdas que foram cobertas sobretudo pelos cofres federais.

De acordo com as fontes do New York Times, a ação que será interposta pela FHA será muito parecida com a formulada em julho contra o banco UBS por US$ 900 milhões.

Att.,
Dr. Davi Chedlovski Pinheiro
www.pinheiroadvogados.com.br
OAB/PR 2375

Postado em 02/09/2011

Reblogado de: http://www.coblog.com.br/blog/index.php?cb=pinheiro&tipo=integra&id=37