Curitibanos são os Mais Endividados do País…

Curitibanos são os Mais Endividados do País, aponta pesquisa da Fecomércio/SP

 

Curitibanos são os Mais Endividados

Pesquisa da Fecomércio-SP mostra que 90% das famílias de Curitiba estavam endividadas em 2011.

17/07/2012, 00:18
JOÃO PEDRO SCHONARTH
Hugo Harada/Gazeta do Povo

Com renda acima da média, famílias têm mais confiança das instituições financeiras
Curitiba é a cidade com mais famílias endividadas entre as capitais brasileiras. De acordo com a pesquisa “Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras”, divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), 90,3% das famílias curitibanas tinham alguma dívida em 2011.

Apesar de ser a capital que mais compra a prazo, Curitiba tinha um dos menores índices de comprometimento de renda: em média, os curitibanos destinavam 26,4% do salário para pagar prestações. As compras a prazo esfriam o consumo durante 2012, pelo menos para quem prioriza o pagamento das contas antigas (leia texto abaixo).

Ao todo, 526,7 mil famílias curitibanas possuíam algum tipo de dívida no ano passado. Nesse caso, é considerada uma dívida toda despesa tomada por crédito por opção da pessoa, como financiamentos de automóveis e imóveis, carnês de lojas e cartões de crédito. Não entram como dívidas despesas como aluguel, água e luz.

Essas famílias de curitibanos deviam juntas, em 2011, um montante de R$ 841 milhões, valor 35,6% maior que o registrado em 2010: R$ 620 milhões.

Outro sinal do comportamento do curitibano: a quantidade de famílias com dívidas em atraso na capital paranaense caiu na comparação entre os dois anos, passando de 31,4% do total para 24,5%.

A situação de Curitiba é considerada saudável pelo economista Altamiro Carvalho, assessor técnico da Fecomércio-SP. A explicação para o aumento no número de famílias endividadas na capital do Paraná é a oferta de crédito maior na Região Sul como um todo.

 

Att.,
Dr. Davi Chedlovski Pinheiro
http://www.pinheiroadvogados.com.br
OAB/PR 2375
Postado em 17/07/2012

Reblogado de: http://www.coblog.com.br/blog/index.php?cb=pinheiro&tipo=integra&id=107