Endividamento e inadimplência…

Endividamento e inadimplência sobem em outubro, diz CNC.

familia_endividada

O número de famílias endividadas aumentou em outubro, assim como a fatia dos consumidores inadimplentes, aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O porcentual das famílias que estavam endividadas era de 58,9% em setembro e subiu para 59,2% no mês seguinte. Já a fatia que declarou ter dívidas ou contas em atraso saiu de 19,1% para 20,5%, no mesmo período. Também na mesma base de comparação, o número de famílias que afirma não ter condições de pagar as dívidas ficou estável (de 7,1% para 7,0%).
Embora tenham aumentado tanto o endividamento quanto a inadimplência, ambos seguem em patamares mais baixos neste ano que os verificados em outubro do ano passado, quando os endividados somavam 61,2% das famílias e os inadimplentes chegavam a 21,3%.
O aumento no endividamento na passagem de setembro para outubro ocorreu apenas entre as famílias com faixa de renda até dez salários mínimos, na qual o porcentual com dívidas alcançou 61,0% em outubro, contra 60,5% em setembro. Entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, o porcentual de endividados passou de 51,7% em setembro para 51,4% em outubro.4334_2_L.jpg
O aumento na inadimplência em outubro ocorreu nas duas faixas de renda. Entre as famílias que recebem até dez salários, a fatia que possui contas ou dívidas em atraso alcançou 22,7%, ante 21,0% em setembro. No grupo com renda superior a dez salários mínimos, os inadimplentes totalizaram 11,6% em outubro, contra 11,4% em setembro.
(com Agência Estado)

 

 

 

Att.,
Dr. Davi Chedlovski Pinheiro
http://www.pinheiroadvogados.com.br
OAB/PR 2375
Postado em 25/10/2012

Reblogado de: Coblog