Crédito já supera 50% do PIB

O cenário da economia nacional só não é mais trágico que o incidente ocorrido ontem na Boate Kiss em Santa Maria/RS, que deixou 231 mortos.

 

20130128-100304.jpg

 

E não é atoa, pois mais da metade de nosso produto interno bruto está alavancado com empréstimos à juros abusivos, uma hora a capacidade de pagamento das pessoas físicas e jurídicas ia se esgotar. Não se está falando em inadimplência, mas na capacidade de pagamento que as prestações retiram do poder aquisitivo. Ora, simplesmente TODOS os empréstimos cobram juros tão altos que é comum se pagar o DOBRO do capital emprestado.
Sabe-se que o crédito é crucial para o desenvolvimento da economia. Entretanto até que ponto? um empréstimo à juros abusivos certamente é prejudicial, para cada R$ 1,00 injetado na economia por via do empréstimo, no futuro essa mesma economia perderá R$ 2,00.
O estoque de crédito no Brasil chegou a 2,36 bilhões de reais em dezembro, crescimento de 16,2% no ano, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira. A alta ajudou o crédito a superar a barreira de 50% do Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, expansão foi a menor em três anos tendo em vista o brasileiro estar chegando no limite de sua capacidade de endividamento. O país encerrou o ano passado com a relação de 53,4% de empréstimos sobre o PIB, superior a 2011 (49%) e 2010 (45,2%).
Portanto, para os 2,36 bilhões de reais emprestados, pagaremos 4,72 bilhões de reais. Não há como fazer a economia crescer assim.
Nesses períodos somente há crescimento na receita do bancos privados, nacionais e estrangeiros.
Em 2012 houve retração na economia de quase 3 pontos porcentuais sobre o ano anterior, quando o crescimento havia sido de 19% e no mesmo período o lucro do Bradesco, por exemplo superou a marca de 11,321 bilhões de reais, absurdo.
Já em 2010, o crescimento foi de 20,6%. Segundo o BC pois foi o período de entrada dos capitais emprestados na economia.
Fica claro o que acontece quando existem juros abusivos nos empréstimos, diga-se de passagem que o Brasil possui os juros mais altos do Mundo.
Portanto, a luta do Pinheiro Advogados contra os juros abusivos é muito maior, possui caráter político e social.

 

Att.,
Dr. Davi Chedlovski Pinheiro
www.pinheiroadvogados.com.br
OAB/PR 2375