Caixa bate recorde em crédito para habitação no 1º trimestre.

A Caixa Econômica Federal registrou valor recorde de 28,91 bilhões de reais em contratação de crédito imobiliário no primeiro trimestre de 2013. O valor representa um crescimento de 31,7% em relação ao mesmo período em 2012, quando foram cedidos 21,9 bilhões de reais.

financiamento_imobiliario3

De acordo com o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, o bom desempenho no período aponta para a superação da previsão inicial de 120 bilhões de reais em contratações em 2013. No ano passado, o crédito imobiliário foi de 106,74 bilhões de reais. A Caixa responde por 72,5% dos imóveis financiados no Brasil.

O executivo atribui o resultado do primeiro trimestre a, pelo menos, cinco fatores: estabilidade econômica, aumento da renda da população, elevação do nível de emprego, confiança do setor produtivo e redução do risco bancário. Também destacou a queda dos juros e a ampliação de 20 para 35 anos do prazo dos financiamentos habitacionais.

“Este ano, estamos investindo forte na melhoria do processo para facilitar ainda mais o acesso e o atendimento ao cliente”, afirmou Duarte. Do total contratado no trimestre, 17,04 bilhões de reais foram para aquisição ou construção de imóveis individuais. Outros 11,87 bilhões corresponderam a financiamentos para a realização de empreendimentos por construtoras.

Recordes — Em fevereiro, a instituição registrou a captação de 893 milhões de reais na caderneta de poupança. Com isso, segundo a instituição, o saldo da caderneta do banco chegou a 178 bilhões de reais, o que representa 35,23% do mercado. No ano passado, a Caixa registrou lucro líquido recorde de 6,1 bilhões de reais, um aumento de 17,1% em relação a 2011.

(com Estadão Conteúdo)

 

Att.,
Dr. Davi Chedlovski Pinheiro
www.pinheiroadvogados.com.br
OAB/PR 2375