BV Financeira paga dívida de Eike Batista

20131120-095849.jpg

Banco Votorantim assume dívida da OSX junto com o BNDES
Depois de ter prorrogado por duas vezes um empréstimo de 548 milhões de reais concedido à OSX, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) executou o financiamento, vencido na última sexta-feira. A informação veio de fontes que acompanham o processo. O valor se refere a um empréstimo do banco de fomento para as obras no estaleiro de Eike no Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio. Inicialmente ele havia vencido em agosto, quando foi prorrogado para outubro e, posteriormente, para novembro.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a dívida do estaleiro do grupo EBX, de Eike Batista, foi absorvida pelo banco Votorantim, que concedeu fiança bancária ao empréstimo. O banco Votorantim vai provisionar a dívida em seu balanço financeiro do quarto trimestre. Entre julho e setembro, a instituição financeira somou prejuízo de 159 milhões de reais. Com isso, o Votorantim entra para a lista de credores da empresa, na qual já estão Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú. A empresa entrou no último dia 11 com pedido de recuperação judicial e assumiu um passivo de 4,5 bilhões de reais.
De acordo com fontes, não há a mesma preocupação com um possível calote da OSX do que havia com a OGX, isso porque o estaleiro possui ativos suficientes para fazer caixa e honrar todo o passivo. Além disso, a dívida representa menos de 1% dos ativos totais do Votorantim.
De volta ao pregão da BM&FBovespa, ações da OSX sobem quase 20%
O passo a passo da recuperação judicial da OSX
A expectativa é de que a OSX venda três das quatro plataformas que possui. A restante será alocada no campo de Tubarão Martelo, última aposta de Eike Batista de encontrar petróleo em volume suficiente para evitar a falência da OGX.
Em evento no Rio de Janeiro na segunda-feira, o presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, evitou falar das empresas X quando perguntado, mas reforçou que a exposição do banco aos ativos de Eike é baixa. No início do mês, o banco renovou um empréstimo-ponte de 461,4 milhões de reais do estaleiro da OSX no Porto do Açu. O financiamento que a empresa tem com a Caixa também foi prorrogado por 12 meses a partir de 19 de outubro.
Nem o BNDES nem o Votorantim se manifestaram sobre o assunto.