Êxodo 22:25

20140216-130516.jpg
O Pinheiro Advogados apenas com o intuito intelectual e histórico refez a leitura da Bíblia, onde foram encontrados diversos versículos mencionando os #JurosAbusivos e a Usura. Independente de sua religião (se possui alguma) há de convir que a Bíblia foi escrita há muito tempo, independente por “quem”, isso comprova que o assunto é milenar e que sempre houve esse tipo de conflito: dos mais fortes (hoje os bancos) contra os mais fracos (hoje os tomadores de empréstimo). Confira todos os versículos aqui: https://pinheiroadvogados.org/category/biblia/juros-abusivos-na-biblia/

Instruções: “Clique no versículo para ver a foto” (clique na citação para ler todo o capítulo)
  1. O que aumenta a sua fazenda com usura e onzena, ajunta-a para o que se compadece do pobre. (Provérbios 28:8 ARC)
  2. Ao teu irmão não emprestarás à usura; nem à usura de dinheiro, nem à usura de comida, nem à usura de qualquer coisa que se empreste à usura. (Deuteronómio 23:19 ARC)
  3. Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás o teu manjar por interesse. (Levítico 25:37 ARC)
  4. Ai de mim, minha mãe! Porque me deste à luz homem de rixas e homem de contendas para a terra toda! Nunca lhes dei dinheiro à usura, nem me deram a mim à usura; contudo, cada um deles me amaldiçoa. (Jeremias 15:10 TB10)
  5. Não tomarás dele usura nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo. (Levítico 25:36 ARC)
  6. Também eu, meus irmãos e os meus servos lhes emprestamos dinheiro e trigo à usura. Vamos, deixemo-nos disso. (Neemias 5:10 TB10)
  7. Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado. (Salmos 15:5 ARC)
  8. Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporás usura. (Êxodo 22:25 ARC)
  9. Não dando o seu dinheiro à usura e não recebendo demais, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem; (Ezequiel 18:8 ARC)
  10. E emprestar com usura, e receber demais, porventura viverá? Não viverá: todas estas abominações ele fez, certamente morrerá; o seu sangue será sobre ele. (Ezequiel 18:13 ARC)
  11. E o que suceder ao povo sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura. (Isaías 24:2 ARC)

Veja abaixo onde os juros abusivos estão presentes hoje em dia:

JurosAbusivosVeiculoPinheiroAdvogadosCuritiba JUROS ABUSIVOS – VEÍCULO
CARTAO DE CREDITO JUROS ABUSIVOS PINHEIRO ADVOGADOS JUROS ABUSIVOS – CARTÃO DE CRÉDITO
20140202-093604.jpg JUROS ABUSIVOS – PROGER E FINAME (pessoa jurídica)
FIES JUROS ABUSIVOS – FIES (Financiamento Estudantil)
CHEQUE ESPECIAL JUROS ABUSIVOS PINHEIRO ADVOGADOS JUROS ABUSIVOS – CHEQUE ESPECIAL
CREDITO PESSOAL JUROS ABUSIVOS PINHEIRO ADVOGADOS JUROS ABUSIVOS – CRÉDITO PESSOAL
HOT MONEY JUROS ABUSIVOS PINHEIRO ADVOGADOS JUROS ABUSIVOS – HOT MONEY (pessoa jurídica)
CREDITO CONSIGNADO JUROS ABUSIVOS PINHEIRO ADVOGADOS JUROS ABUSIVOS – CRÉDITO CONSIGNADO (funcionário público e aposentado)
IMÓVEL JUROS ABUSIVOS PINHEIRO ADVOGADOS JUROS ABUSIVOS – IMÓVEL
CONSÓRCIO JUROS ABUSIVOS PINHEIRO ADVOGADOS JUROS ABUSIVOS – CONSÓRCIO