Juros para pessoa física têm maior nível desde agosto de 2012

fotoSegundo Anefac, em fevereiro, taxa média para pessoas subiu para 97,16% ao ano.

A taxa de juros média para pessoas físicas subiu de 5,65% em janeiro (93,39% ao ano) para 5,82% ao mês em fevereiro, representando 97,16% ao ano, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). É a nona elevação seguida da taxa, e também o maior nível já registrado desde agosto de 2012.

Para pessoas jurídicas, a taxa média saltou de 3,29% ao mês (47,47% ao ano) em janeiro para 3,32% ao mês (47,98% ao ano) em fevereiro, também a maior em 18 meses.

Miguel José Ribeiro de Oliveira, coordenador do trabalho e diretor executivo de pesquisas econômicas da entidade, acredita que o aumento está fortemente associado à elevação da Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom). O órgão, que pertence ao Banco Central, elevou há duas semanas a taxa básica de juros, de 10,5% para 10,75%, a nona alta consecutiva.

Perspectiva – Segundo Oliveira, tendo em vista os atuais indicadores de inflação, é bem provável que o Copom volte a subir a Selic em sua próxima reunião em abril. Assim, as taxas de juros ao consumidor também devem aumentar.

Perceba a “evolução” da SELIC ao longo do tempo:

foto2

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: POR QUÊ A SELIC CAIU? PARA PERMITIR O RETORNO DA INFLAÇÃO? saiba mais aqui:

https://pinheiroadvogados.org/2012/12/25/governo-reduz-a-taxa-de-juros/

Att.,
Dr. Davi Chedlovski Pinheiro
http://www.pinheiroadvogados.com.br
OAB/PR 2375