Caixa lidera novo ranking de reclamações de clientes de bancos

Santander e Bradesco apareceram em segundo e terceiro, respectivamente; BC mudou a divulgação da lista, que passou de mensal para bimestral.

Para fazer uma reclamação no Banco Central clique aqui: http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAO

Com mais de 81 milhões de clientes, Caixa teve 1.364 queixas consideradas procedentes pelo BC (Agência O Globo/VEJA)
A Caixa Econômica Federal liderou o ranking de reclamações de clientes nos meses de julho e agosto, informou o Banco Central nesta quinta-feira. Nesse período, a Caixa recebeu 1.364 reclamações que foram consideradas procedentes pelo BC.

Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes.

Caixa, que tem 81,68 milhões de clientes, ficou com um índice de 16,69 na classificação. Pela nova metodologia, as instituições financeiras são divididas em dois grupos: as que têm mais de 4 milhões de clientes e as que têm menos de 4 milhões de clientes. A Caixa está no primeiro grupo.

Entre as instituições de maior porte, o Santander ficou em segundo lugar, com índice de 15,86, sendo 578 reclamações procedentes e 36,43 milhões de clientes, e o Bradesco, em terceiro, com índice em 15,75, baseado em 1.464 queixas e 92,93 milhões de clientes.

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no Banco Central clicando aqui: http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAO e as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.

Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição financeira, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. E se tudo isso falhar conheça os serviços prestados pelo Pinheiro Advogados clicando abaixo:

https://pinheiroadvogados.org/category/servicos/